Início

08 janeiro 2015

Tempos modernos



Vivemos essa nova geração. Quem diria que poderíamos nos comunicar com tanta agilidade. Facebbok, Whatssap, Skype entre tantos outros recursos virtuais. Uma facilidade e tanto. Lembro-me com carinho quando ainda escrevia minhas cartinhas, colocava-as no correio e esperava ansiosa por semanas pela resposta. Sim, fazia isso, eu juro. Eu e minha prima Juliana contávamos as "novidades" através de cartas escritas de próprio punho, com canetas Bic e nos presenteávamos com os lindos papéis de carta que colecionávamos. Guardo também com carinho as cartinhas escritas pelo meu amado Avô Henrique. Quanta saudade!
Hoje, eu e minha prima trocamos mensagens virtuais pelo Facebook e sabemos em tempo real o que cada uma está fazendo em sua respectiva cidade. A tecnologia tem mesmo suas vantagens. Sabemos quase tudo que nossos amigos e familiares estão fazendo e sentindo.
Mas fico aqui pensando: seria os sentimentos transmitidos com tanta fidelidade? A linguagem informatizada abreviou até os nomes dessas emoções. "Emoticons" tentam decifrar nossas expressões faciais diante das notícias e surpresas do dia-a-dia.
O "rs" virou um lindo sorriso, daqueles que nos tiram do marasmo e da melancolia. Mas há outras formas de demonstrar alegria. Verdadeiro ou não aconteceu um sorriso, mesmo que interno e discreto. Sorrio por dentro.
Já o "kkkkk" ou "hahaha", demonstram uma alegria mais intensa, um riso solto e alto, desses de doer a barriga. "Bj" é um carinho tão bom, que mandamos para aqueles a quem gostaríamos mesmo de demonstrar esse afeto. Há também o "bjo", que pode indicar algo mais íntimo. Aquele "o" me parece mesmo uma boquinha aberta. Seria beijo na boca?
As mais variadas formas foram criadas para facilitar nosso contato, escancarar nossos sentimentos e validar nossas emoções. Reais ou virtuais, o contato traduz algum sentimento válido. Apesar de nada substituir o olho no olho, cara a cara, coração com coração, estamos de alguma maneira ligados as pessoas que amamos com a rapidez que sempre desejamos.
Podemos estar de férias, mas estamos presentes. A distância é mesmo longa, mas notificação pode ser ouvida. Carinho e presença não são desperdiçados. Estamos ali. Podemos não estar ouvindo o coração bater e nem sentindo o toque das mãos, mas estamos sempre por perto em cada situação. Bom? Mal? Depende, cada um tem sua opinião. Não importa. O que realmente importa nem sempre está ao alcance das mãos.

2 comentários:

  1. Adorei!! Com certeza esse texto vai tirar mtts "rsrs" , sorrisos de mtts pessoas!! : D

    ResponderExcluir
  2. rs... começando por mim...kkk
    Bjs linda! Sem o "o"... "Bjo" na boca não...hahahah

    ResponderExcluir