Início

15 abril 2015

Causos do meu avô: O Santo Benedito



Ele contava muitas histórias, dessas de prender a nossa atenção. Sua inabalável religiosidade era nos contada com frequência. Meu avô foi um grande apreciador das manifestações da fé pelo Santo Benedito. A época das festas era uma grande alegria para ele e me veio à memória esse causo que ele um dia me contou.
O santo cozinheiro, bem conhecido por sua grande bondade, distribuía aos mais necessitados as sobras de tudo que fazia, por uma pequena janelinha da cozinha, na fazenda que trabalhava.
Certo dia, o dono da fazenda faleceu. No momento da retirada do caixão daquele casarão, houve grande dificuldade. Simplesmente o caixão não coube na porta da frente do lugar. Tentaram de várias maneiras e não foi mesmo possível retirá-lo de lá.
Neste momento, veio São Benedito e sugeriu que tentassem retirá-lo pela janelinha da cozinha, a mesma pelo qual ele fazia a distribuição das refeições. Todos zombaram dele: “Imagine só Benedito! Se não coube na porta da frente haverá de caber em uma janela tão pequena?” Ele insistiu que o fizessem e foram então fazer a vontade do criado.
Quando colocaram o caixão no lugar escolhido pelo santo, todos ficaram pasmem quando a caixa onde havia o corpo do patrão se encaixou com perfeição e saiu bem ajustado à pequena janela.
Meu avô gostava muito de nos contar essa história e relacioná-la aos grandes apertos que passamos na vida. Por vezes não conseguimos ver a solução de um problema, mas sempre há um novo caminho, onde parece não haver uma saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário